Portugal






Geografia




País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma superfície de 92 391 km2. Faz fronteira a norte e a este com a Espanha e a sul e a oeste é banhado pelo oceano Atlântico. O território português composto por três unidades territoriais: Portugal continental, a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira, tendo estas duas últimas regiões órgãos de poder próprios, embora subordinados aos órgãos supremos da Nação. Portugal continental administrativamente divide-se em 18 distritos: Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto,Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro; que por sua vez se subdividem em concelhos, num total de 311, e estes ainda em freguesias. A Região Autónoma dos Açores é constituída por nove ilhas que se dividem em três grupos: O Ocidental, o Central e Oriental. Do grupo Ocidental fazem parte as ilhas Flores e Corvo, do grupo Central as ilhas Graciosa, S. Jorge, Terceira,Faial e Pico e do grupo Oriental as ilhas de S. Miguel, Santa Maria e ilhéu das Formigas. Por sua vez, a Região Autónoma da Madeira é formada pelas ilhas da Madeira Porto Santo, Desertas e Selvagens.


Clima
Portugal continental apresenta um clima temperado mediterrânico. À medida que se progride para o Norte do País, o clima apresenta-se mais húmido, as temperaturas mais baixas no inverno e mais suaves no verão, tornando-se assim mais evidente a influência marítima. As diferenças entre o Litoral e o Interior traduzem-se num progressivo aumento da secura com o maior afastamento do mar e, ao mesmo tempo, num maior contraste entre as temperaturas do verão e do inverno. A influência do relevo nas variações climáticas corresponde a um acréscimo da precipitação, mesmo no Interior,devido ao efeito de barreira que acentua as diferenças térmicas e de precipitação e ainda à moderação das temperaturas no verão e ao seu maior rigor no inverno.

Arte e Cultura


Pode dizer-se que Portugal é um pequeno museu arquitectónico e artístico. Possui vários testemunhos temporais que marcaram o passado e que fazem o presente. Da arquitectura românica (XI-XIII) são exemplos a Domus Municipalis de Bragança e as sés de Braga, Porto e Coimbra.
O gótico está bem patente em edifícios como o Mosteiro (Abadia) de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha e a Sé de Évora.Em Portugal surgiu uma variante arquitectónica própria, o Manuelino, derivada do gótico já em fase final, onde estão presentes motivos marinhos e marítimos, fruto das descobertas marítimas portuguesas. Entre os exemplos mais marcantes desta época, merecem referência o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e a janela do Convento de Cristo em Tomar.
A Casa dos Bicos em Lisboa é um bom exemplo da arquitectura renascentista, mas é na pintura que o Renascimento melhor se identifica com nomes como Grão Vasco e Nuno Gonçalves, o famoso pintor dos painéis de S. Vicente de Fora.
O barroco foi também uma época bastante importante no mundo das artes: a torre sineira da Igreja dos Clérigos, de Nicolau Nasoni, e a Igreja de Sta. Clara, ambas no Porto, são dois testemunhos importantes desta corrente artística,assim como o Convento de Mafra é o grande representante do estilo barroco português, o chamado barroco joanino.
De estilo neoclássico, destacam-se o Palácio da Bolsa, no Porto, e a Capela de S. João Batista da Igreja de S. Roque,em Lisboa.


Locais a Visitar:

Mosteiro dos Jerónimos 

O Mosteiro dos Jerónimos foi uma obra encarregada pelo Rei Manuel I para celebrar o descobrimento do caminho marítimo de Vasco da Gama (e na verdade foi financiado com os tesouros trazidos das colónias). Definiu o como o lugar onde seria sepultado, assim como os seus descendentes. A obra foi iniciada em 1502, sem que o primeiro arquitecto a pudesse acabar. Diego de Boitaca. Não pôde ser terminada até finais do século XVI. A entrada do Mosteiro, denominada Portal do Meio Dia é de um puro manuelino.

Albufeira  

Albufeira é a cidade do Algarve mais conhecida extra-muros seja em Inglaterra ou na Alemanha. Apesar de nos 3 meses de Verão ser alvo de muitas enchentes e de turismo de massas consegue ter os seus encantos fora dessa época. Até Maio e a partir de Outubro são regulares os dias de sol em Albufeira, bons dias para explorar as pequenas praias do concelho bem como o centro.

Porto

A cidade do Porto, fica situada, no Norte de Portugal, na margem direita do Rio Douro, e na margem esquerda está localizada a cidade de Gaia, onde se encontram diversas Caves do famoso Vinho do Porto.
Tem pontes antigas, construídas em aço e outras modernas, construídas em betão, que vou tentar publicar neste espaço.
A sua zona mais típica é a Ribeira. Tem uma frota de barcos, para turismo no Rio Douro, subindo até à Régua e vice versa. Nesta viagem turística, pode-se apreciar as belas paisagens que as suas margens nos proporcionam, desde as vinhas bem alinhadas com a natureza e outras zonas de lazer.



Fonte:http://www.infopedia.pt/$portugal
Fonte:http://www.minube.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário