segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dia 1 de Junho

Hoje também tive que acordar cedo, apesar de ser fim-de-semana, pois tinha-mos que nos encontrar todos em Debrecen por voltas das 08:00h. Antes de partirmos,o pai da Laura vem ao pé de mim e oferece-me um chicote, depois fomos la para experimentar, mas eu não me dou nada bem com aquilo. Ver outros fazer parece fácil, mas fazer é que é pior. A seguir,a mãe da Laura preparou-nos um lanche que era para a gente levar para a viagem e para o resto do dia. Após estar tudo preparado, o pai da Laura levou-nos para Debrecen, e depois disso, apanhamos um autocarro, para a Tesco.  A chegada a Tesco, já la estava a maioria dos nossos colegas, e também os professores Húngaros. Depois de já todos estar-mos lá, seguimos viagem para o jardim zoológico de Nyiregyhàza. Pelo caminho, o Professor Bela, deu-nos uma das aulas de húngaro, que a gente temos que as fazer, nessa aula aprendemos o alfabeto, a pronúncia de algumas palavras e a construção de algumas frases simples. Na chegada ao zoo, fomos primeiro para a parte fechada, onde se encontram algumas espécies de macacos/chimpanzés, lagartos, crocodilos, cobras e algumas aves. De seguida fomos ver o espetáculo de focas. A seguir ao espetáculo, separamo-nos e continuamos a ver o resto do zoo. A primeira vista, parece bastante pequeno, mas depois de começar a ver tudo e que nos apercebemos da dimensão real do zoo. Acabamos a visita por volta das 12:00h. Então fomos almoçar a um restaurante que se situava a poucos quilómetros do zoo. O restaurante era como se fosse um bufete,pegamos no prato, e vamos andando ao longo da bancada e vamos escolhendo, o que esta mais ao nosso agrado, eu comi uns panados, com batata no forno e frango. Estava tudo muito bom, tirando a sobremesa que não me agradou muito. A seguir ao almoço, fomos para Tokaj. Tokaj é o local onde se faz o melhor vinho da Hungria, é um sitio muito agradável, é muito calmo, com um clima bastante quente, pelo menos nesse dia estava quente, também tem um pequeno porto ao longo de um rio que la passa, e umas paisagens muito agradáveis. Depois de um passeio de cerca de meia hora, fomos para as caves do famoso vinho Tokaj. Ao chegar-mos la fomos recebidos por uma senhora muito simpática,que era dona da cave, e produtora do vinho. Entramos para dentro das caves e sentamo-nos numas mesas já preparadas para a gente. Em cima das mesas estavam uns queijos, que eram muito bons. Provamos cerca de 6 vinhos diferentes, cada um com as suas características, começamos pelo mais áspero ate chegarmos ao mais doce. Eu pessoalmente gosto de um vinho mais áspero, foi por isso que até gostei mais do segundo tipo que a senhora nos serviu, mas os outros também eram bastante bons, apesar de serem doces. Após a prova voltamos para o transporte, que nos levou de volta para Debrecen, e depois eu, o Diogo, a Laura e a Orsy fomos para casa da Laura, porque iríamos passar la a noite,todos outra vez. Quando chegamos a casa fomos jantar, e ficamos a falar com o pai da Laura que é muito divertido. Nessa noite fartamos-nos de rir,e apesar das línguas serem diferentes, entendemos-nos muito bem.