segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dia 9 de Junho

Após uma noite de descanso, devido a longa viagem do dia passado, acordei por volta das 05:00h, preparei a mochila com algumas coisa importantes para o dia de hoje, tais como calções de banho, toalha, chinelos, sandes, agua. Depois disso a mãe da Laura levou-nos até a casa de uma grande amiga deles, para ela nos levar para Debrecen, mais especificamente até a Tesco. No caminho para la,eu adormeci no carro, porque ainda estava bastante cansado. A chegada a Tesco, já haviam alguns colegas nossos a nossa espera, então dirigimos-nos para onde estava o transporte. Por volta das 08:00h abalamos de Debrecen. A viagem foi bastante longa, e como ainda era cedo,alguns de nos ainda dormiram até chegar ao destino. Passamos por locais muito bonitos com muita floresta, muitas zonas verdes e também o tempo ajudou muito. Na chegada a Aggtelek,que era o primeiro local do dia que a gente tinha combinado visitar, tínhamos 20 minutos para passear, enquanto estávamos a espera da hora combinada para a visita na gruta. Nesses 20 minutos, alguns de nos formos dar um passeio pelas redondezas. Nesse pequeno passeio encontramos uma concentração de carros, a marca dos carros era Trabant. Esses caros eram fabricados há muito tempo atrás  e naquela altura eram muito comuns, e também eram bastante bons, mas com a grande concorrência que começou a existir, deixaram-se de se fabricar. Mas aqueles que nos vimos estavam reconstruídos e em muito bom estado. Após o pequeno passeio dirigimos-nos para a gruta que iríamos visitar. Quando lá chegamos,tivemos uma visita guiada, mas com um problema, o guia não sabia falar inglês então o David um dos nossos colegas húngaros traduziu a maior parte das explicações. Do que percebi a gruta servia de abrigo aos guerreiros, combatentes e pessoas que por la passavam. A gruta era enorme e era constituída por várias divisões, todas essas divisões tinham um nome, nome que era dado consoante cada característica da divisão: por exemplo numa dessas divisões havia o género de uma pegada gigante no tecto  ou outra tinha como se fosse uma pele de tigre,e a divisão podia-se chamar tigre. Após passar-mos por várias divisões, finalmente chegamos a uma,que era uma sala de concertos, essa sala era muito apreciada pela sua acústica, e também era por isso que foi transformada numa sala de concertos. Nessa sala tivemos oportunidade de assistir a um espetáculo de luzes que refletiam em certas rochas,ao som de uma musica. Após a visita de cerca 1 hora, fomos almoçar a um restaurante que se situava muito perto da entrada da gruta. Como entrada tivemos uma sopa, que era bastante saborosa, depois para prato principal tivemos um bife com queijo derretido por cima, batatas fritas e pickles.Foi tudo muito bom. E para finalizar tivemos uma sobremesa tradicional da Hungria, que era constituída por bolo de chocolate com cobertura de chantilí. Depois do almoço tivemos cerca de meia hora para passear, e ver algumas lojas que por lá se encontravam. Haviam muitas coisas interessantes, alguns objetos artesanais e muitas lembranças. Alguns de nos ainda compraram algumas coisa, por exemplo o Ivo comprou uma bola, e claro enquanto esperávamos pela partida ainda demos uns toques. Após uma pequena espera entramos na carrinha e seguimos caminho até a nossa próxima paragem que era Tiszaújváros, local onde se situava um parque aquático. A viagem demorou cerca de 2 horas. Ao chegar ao parque dirigimos-nos para a entrada, ouvimos algumas informações acerca dos cacifos e de seguida fomos trocar de roupa. Dentro do parque havia varias piscinas, algumas com correntes muito fortes, outras com escorregas, e havia muitas termas, também havia um campo de futebol, mas era futebol de praia, foi onde nos ainda demos alguns toques. Após termos percorrido todo o parque e termos jogado um bocado de futebol, tinha chegado a hora da partida de volta para casa. Com cerca de 1 hora de viagem de volta para Debrecen, ainda podemos descansar um pouco na carrinha. Quando lá chegamos estavam os nossos colegas húngaros a nossa espera para irmos de volta para casa. Na volta para casa fui acompanhado por Laura, Zai e o David, isso porque a casa do David fica a meio do caminho de Debrecen para Fulop. Depois de chegar a casa, fui comer qualquer coisa, e fui, deitar-me porque estava cansado.